Ganhe produtividade no setor de compras

O que avaliar antes de escolher um fornecedor?

Escolher um fornecedor é um trabalho bem simples. Receba as cotações, veja os preços e escolha o fornecedor que oferecer o produto ou serviço mais barato. Certo?

Errado. A escolha de fornecedores é um passo estratégico dentro do setor de compras, e deve ser conduzida com bastante cautela. Afinal, a produtividade e a qualidade final do trabalho na sua empresa serão diretamente impactadas por essa decisão.

Por isso, é importante ter um processo de escolha bem detalhado, para fechar negócio apenas com quem pode agregar coisas boas às suas atividades. No post de hoje, confira tudo o que você precisa avaliar antes de escolher um fornecedor:

Reputação

Antes de escolher um fornecedor, é fundamental analisar a reputação dele no mercado. Aqui, estamos falando em dois níveis de reputação: a que a empresa luta para manter e a que realmente circula pelos meios.

Site institucional da empresa

O primeiro lugar onde você deve procurar por informações sobre a empresa é em seu site institucional. Lá, você vai encontrar a missão, os valores e o histórico de atividades do fornecedor.

A partir deles, você entende melhor qual o tipo de posicionamento que a empresa tenta adotar no mercado, qual a visão que eles têm sobre negócios e como desejam ser conhecidos pelo público.

Recomendações

Porém, como esse conteúdo é escrito pela própria empresa, as definições são bastante parciais e podem não refletir a realidade. Por isso, procure por opiniões externas sobre o possível parceiro, como antigos clientes.

Você pode, inclusive, pedir ao fornecedor algumas indicações de pessoas que você pode contatar para conhecer melhor o estilo de companhia com o qual está lidando.

Redes sociais

Não se esqueça de dar uma olhada nas redes sociais da empresa, para analisar como ela se porta frente ao público. Procure dar atenção à forma como o fornecedor usa a comunicação com os internautas para se promover. Se possível, verifique como ele lida com reclamações e dúvidas, pois essa conduta diz muito dos valores da empresa na prática.

Você definitivamente não quer fazer negócio com alguém que pode afetar a sua reputação com os seus clientes, não é? Dedique tempo para essa questão para se prevenir!

Valores

Por falar em prevenção, é muito importante validar os valores que norteiam as ações de um fornecedor. Ao abrir um negócio, todo empresário define uma série de virtudes e características que vão guiar todos os departamentos e posicionamentos da empresa.

Para escolher um fornecedor, é imprescindível que esses valores, que podemos considerar como o caráter da empresa, estejam em sintonia com as características do seu negócio.

Sem esse alinhamento, fazer negócio com esse fornecedor seria como tentar dialogar com um estrangeiro: se vocês não encontram uma forma comum para se expressar, ninguém entende nada.

Isso pode causar problemas em várias áreas da parceria, desde as definições de contrato até o cumprimento de prazos e condições de entrega, por exemplo. Não deixe de alinhar bem esse ponto, pois previne muita dor de cabeça nas próximas etapas do relacionamento com fornecedores.

Serviço

Não é uma tarefa muito simples encontrar provas da qualidade de um serviço prestado, mas aqui vão algumas sugestões para te ajudar.

Existem sites que permitem que o cliente registre reclamações sobre os serviços prestados por uma empresa, e que dão à empresa a oportunidade de responder, como o Reclame Aqui. Dentro desses sites, procure pelo fornecedor em questão e verifique como ele se posicionou sobre a crítica: se prestou assistência ao cliente, foi capaz de solucionar o problema, se ignorou ou culpou o cliente.

Essas posturas dizem muito sobre o compromisso da empresa com a satisfação do cliente, e indicam que a empresa investe em qualidade e boas práticas de serviço.

Além disso, não se esqueça de solicitar evidências do cumprimento de prazos e contratos. Você pode conseguir algumas consultando a situação legal da empresa, pela existência de processos por quebra contratual ou descumprimento de acordos.

Procure também por processos trabalhistas, que dão um panorama do compromisso da empresa com o tratamento dos próprios funcionários.

Essa parte se relaciona bastante com a reputação da empresa, o que torna mais importante ainda que você faça essa checagem com cuidado.

Preços

Por último, verifique o preço. A posição nessa lista foi estratégica. Em geral, consideramos o preço em primeiro lugar, como fator decisivo na escolha de um fornecedor. Entretanto, de nada adianta um preço adequado ao seu planejamento financeiro se o serviço não é de qualidade, os valores não se alinham e a empresa não está bem colocada no mercado.

Ao analisar as cotações, verifique quais preços estão dentro das suas possibilidades orçamentárias. Não descarte os que estiverem um pouco acima (ou abaixo) da média das cotações recebidas, ainda. Faça a análise da reputação, dos valores e da qualidade do serviço, e só então corte opções da sua lista.

Assim, você evita “comprar gato por lebre”. Em outras palavras, um preço baixo pode esconder problemas que podem custar caro à sua empresa, em termos de imagem pública e cumprimento de contrato. Da mesma forma, um preço mais alto não é garantia de serviço bem prestado!

Conclusão

Ao escolher um fornecedor, não se prenda apenas à análise das cotações. O preço é, sim, um fator importante nesse processo, mas não pode ser o único determinante. Para garantir que o fornecedor escolhido realmente foi a melhor opção para a sua demanda e a sua empresa, não tenha pressa e analise cada um dos pontos que listamos com bastante paciência.

Dessa forma, você consegue uma lista de fornecedores que raramente serão substituídos, pois foram selecionados por um processo inteligente e amplo de análise. Você gasta um pouco mais de tempo hoje, para economizar tempo na próxima compra!