Vocabulário do setor de compras

Vocabulário do setor de compras

O ABC do setor de compras

Toda área de trabalho tem termos específicos, um certo tipo de linguagem comum para todos que atuam nela. Esses termos são fundamentais para compreender o dia a dia das rotinas de cada profissão, e no caso do setor de compras é ainda mais importante!

Isso se dá porque esse mercado, especificamente, conta com muitas expressões e siglas que têm significados cruciais para a comunicação, em relatórios, planos de ação e até mesmo planilhas de controle.

Por isso, elaboramos essa lista com os principais termos utilizados no setor de compras! Preparado para aprender o nosso bê-á-bá? Continue lendo:

Benchmarking

O benchmarking é a prática de comparar produtos, serviços e até condutas empresariais. Ele costuma ser visto como um ato de gestão, porque atua para mostrar os pontos em que a empresa está indo bem ou mal, em relação aos concorrentes. O benchmarking é importantíssimo na manutenção das vantagens competitivas!

Break down

Quando ouvir alguém se referir ao break down de um produto, saiba que ele está falando do que compõe o valor da mercadoria que será adquirida. Ele pode ser estruturado de forma simples, mostrando apenas a mão de obra/material envolvido e o valor agregado do produto.

Em versões mais complexas, o nível de detalhe é maior: constam os custos de mão de obra e material, o valor agregado, a margem de lucro sobre esse valor, as operações envolvidas no processo de produção/transporte, e outras minúcias que ajudem a entender melhor o preço.

CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações)

O CFOP é um código numérico que identifica o tipo de transporte ao qual uma mercadoria será submetida. É relativo à movimentação de mercadorias entre estados e municípios. O número deve constar em todos os documentos fiscais do produto, pois nele estarão indicados os tributos e condições a serem cumpridas no transporte.

CIF (Cost, Insurance, Freight)

Essa sigla é muito utilizada ao falar da entrega de mercadoria. Em tradução literal, significa “Custo, Seguro e Frete”, e se refere a um tipo de frete em que o fornecedor assume os custos de transporte, incluindo o seguro. Nos negócios fechados com CIF, o comprador não arca com nenhuma despesa de frete, se tornando responsável pelo produto apenas depois da entrega.

COD (Collect on Delivery)

Também conhecida como “cash on delivery”, ou seja, “pago na entrega”, essa sigla trata de um tipo de entrega de mercadoria no qual o pedido é entregue pelo fornecedor, mas só liberado para o comprador mediante o pagamento total do valor acordado. É muito utilizado em transportes perigosos, com alto risco de perda ou dano à mercadoria, como uma forma de garantia extra.

Compliance

O compliance é uma confirmação de que o fabricante ou fornecedor de um produto está de acordo com a legislação vigente, regras e regulações nacionais e internacionais, padrões de qualidade, termos de um contrato e outros requisitos. Em geral, o setor de compras pede um Certificado de Compliance aos fornecedores, um documento que formaliza essas questões.

Cost Avoidance

O Cost Avoidance é um conceito importantíssimo para o setor de compras. Ao efetuar uma compra, as cotações feitas para ela se tornarão referências para as próximas aquisições do mesmo produto. Se, na próxima compra, o comprador encontra um valor mais baixo que o das cotações passadas, ele alcançou o cost avoidance. Ele costuma ser um objetivo nas negociações com fornecedores frequentes, para manter as vantagens competitivas.

FOB (Free on Board)

O Free on Board é outro tipo de frete, contrário ao CIF. Nos negócios fechados nesse regime, a mercadoria é transportada “livre a bordo” dos navios, ou seja, sem supervisão do fornecedor. A obrigação do fornecedor, nesses casos, é apenas de embarcar o produto comprado. Depois do embarque, a responsabilidade é toda do comprador, incluindo as taxas de transporte.

Incoterms

Os Incoterms são termos internacionais de comércio, regulações padrão para o comércio em todo o mundo. São esses termos que regulamentam as diferentes formas de transporte de mercadoria que citamos aqui (existem outras!), quem é responsável pelos fretes, pelos seguros, onde o produto será entregue, etc.

Lead time

Muito utilizado no setor de compras, o lead time é o período de tempo para que o produto passe pelo processo de aquisição, ou seja, saia do fornecedor após o pedido e chegue até o comprador.

LTA (Long Term Agreement)

Um LTA é um contrato de fornecimento de “longo prazo”. O longo prazo, aqui, diz respeito ao compromisso que o comprador firma com o fornecedor, de comprar uma quantidade mínima de produtos por um tempo determinado. Em geral, esses acordos incluem descontos no preço, sendo uma boa alternativa de negociação.

Outsourcing

Quando um setor diz que está outsourcing algumas atividades, ele quer dizer que está terceirizando o serviço. Essa prática é muito comum para reduzir gastos sem diminuir a qualidade do serviço prestado. Um exemplo é a contratação de segurança particular para fazer a escolta de mercadorias. Você garante a integridade do produto sem onerar o orçamento da empresa, pois os funcionários são pagos por cada serviço executado, sem salários fixos, adicionais e obrigações trabalhistas.

SLA (Service Level Agreement)

O SLA é um termo que diz das condições de pagamento por uma compra. Ele pode estar aliado a vários fatores, sendo os mais comuns os prazos (o produto deve ser entregue em até X dias, ou não haverá pagamento) e condições de entrega (o produto deve ser entregue intacto, ou não será pago).

Supply Chain

A cadeia de suprimentos é todo o processo de compras. Ela começa nas cotações, passa pela escolha e negociação com fornecedores, chega até o pedido de compra e só termina quando o produto é entregue. Muitos especialistas incluem a logística na cadeia de suprimentos, pensando justamente no transporte e entrega dos bens adquiridos.

RFQ

Um request for quotation, ou pedido de cotação, ou simplesmente RFQ é um documento padrão que é enviado aos fornecedores sempre que há licitação aberta no setor de compras da empresa. Por meio dele, os fornecedores vão enviar os preços e condições de pagamento, os termos de contratação e outros detalhes importantes na seleção de um fornecedor.

E aí, gostou da nossa lista? Com ela, você se sairá muito bem em qualquer roda de conversa com profissionais de compras! Se você conhece outros termos muito utilizados pelo setor de compras que não estão listados, deixe um comentário!